domingo, 29 de abril de 2012

Talita e Maria Elisa repetem boas apresentações em Sanya.
Dois torneios, quatro duplas brasileiras na decisão e um final de semana 100% dourado para o vôlei de praia. Mesmo jogando em países diferentes, os resultados foram exatamente iguais tanto na China quanto na Polônia.

A ótima fase de Talita e Maria Elisa

Talita e Maria Elisa, vice-campeãs da etapa de Brasília na semana passada, continuam impossíveis. Após conquistarem expressivas vitórias na etapa brasileira, derrotando Walsh e May, Kessy e Ross e italianas Cicorali e Menegatti, a dupla seguiu fazendo boas apresentações em Sanya, chegou invicta à final e mesmo perdendo por 6x1 no tie-break dessa madrugada, conseguiu reverter o placar para 15x13 contra Juliana e Larissa.

Segunda vitória na semana diante das hexacampeãs mundiais, que já haviam sido derrotadas pela parceria comandada pelo técnico Abel Martins ainda nas quartas-de-final da etapa chinesa.

Com uma prata e um ouro nas duas etapas de Circuito Mundial dessa temporada 2012, Talita e Maria Elisa demonstram uma forte evolução técnica, tática, física e até psicológica e ganham muita confiança não só para garantir de vez o passaporte para as Olimpíadas como para brigar de igual para igual com as concorrentes em Londres.

Já Juliana e Larissa, tão acostumadas aos ouros, com dois resultados "abaixo do esperado" - um quarto lugar e um vice-campeonato que já começam a causar uma certa cobrança por boa parte da imprensa e dos próprios torcedores - embora pareça que não, podem tirar proveito da boa fase das compatriotas.

Tudo porque o bom momento vivido por Talita e Maria Elisa pode dividir um pouco a exagerada cobrança pela tão cobiçada medalha olímpica que, como muitas histórias do passado confirmam, é um fator  altamente perigoso para atletas brasileiros nos Jogos.

Que o diga Ricardo e Emanuel, amplamente favoritos ao segundo ouro olímpico da parceria, que foram surpreendidos na semifinal de Pequim 2008 por Márcio e Fábio Luiz, atletas que levaram bem menos pressão na bagagem daquela Olimpíada e que acabaram, de certa forma, surpreendendo muita gente com a inesperada medalha de prata.

Ou seja, o momento é ótimo para Talita e Maria Elisa ganharem confiança no trabalho realizado, ótimo para Juliana e Larissa abrirem os olhos e, ao mesmo tempo, ótimo para as duplas brasileiras se atentarem para uma disputa muito acirrada não só entre elas, mas entre chinesas, alemãs, italianas e, é claro, norte-americanas.

No final, o pódio chinês teve as mesmas duplas do ano passado: Talita e Maria Elisa (bronze em 2011 e ouro 2012, Juliana e Larissa (ouro 2011 e prata 2012) e Xi e Xue (prata 2011 e bronze 2012).

Ângela e Lili, também derrotadas por Talita e Maria Elisa, terminaram em 9º e Àgatha e Bárbara Seixas em 25º.

Ricardo e Pedro Cunha vencem concorrentes diretos 

Dois títulos com histórias e lições muito parecidas. Sem a participação de Alison e Emanuel na etapa de Myslowice, na Polônia, já que o mamute Alison se recupera do corte sofrido no braço na etapa de Brasília, Ricardo e Pedro Cunha que, a exemplo de Talita e Maria Elisa, buscam se firmar de vez como a segunda dupla brasileira em Londres, aproveitaram para emplacar mais um bom resultado.

Vitória de 2 sets a 1 ( 21/8, 19/21 e 15/13) sobre os concorrentes mais que diretos à vaga olímpica Márcio e Pedro Solberg e título conquistado de forma invicta.

Enquanto Ricardo e Cunha chegam ao segundo pódio em duas etapas mundiais na temporada, Márcio e Pedro Solberg afirmam que, com a chegada dos Grands Slams, torneios que valem mais pontos, é chegado o momento da dupla, já melhor entrosada, subir de posição no ranking para conquistar a confiança da CBV para estar nos Jogos de Londres.

Além da primeira e segunda colocação da etapa da Polônia, o Brasil terminou em 25º com Vitor Felipe e Moisés e Thiago e Ferramenta.

Já nessa próxima madrugada tem início o primeiro Grand Slam da temporada, que será disputado em Xangai. Diferente do Brasil, a China recebe três etapas do Circuito Mundial, duas delas Grands Slams. (Confira o calendário completo)

PS: Não deixe de deixar a sua lista de sugestões para que seja realizada a Eleição Muso e Musa da Superliga 2012.

Foto: FIVB
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics