segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dupla venceu tudo que disputou em 2011. Foto: CBV
Circuito Mundial, Copa do Mundo, Pan de Guadalajara e agora Campeonato Brasileiro. No meio de todos esses títulos, ainda tem um "bônus" de Rei e Vice-Rei da Praia. Com o título da etapa de Recife, conquistado no último final de semana, pela 10ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, essa é uma pequena descrição do ano de Alison e Emanuel.

Nenhum título em 2010, cinco em 2011 (nas minhas contas o Rei da Praia entra como título da dupla, já que teve os dois parceiros na final) e um grande exemplo para todas as outras parcerias brasileiras que não conseguem se firmar. 

Quando a dupla foi formada na temporada passada, dava para achar que ela não vingaria. Primeiro, logo nas primeiras etapas nacionais, uma lesão no dedo direito de Emanuel desfez, nas etapas de São José dos Campos e Uberaba, a recém-formada parceria. Depois, vieram as várias derrotas para os campeões olímpicos Rogers e Daulhauser por toda a temporada do Circuito Mundial. Em todo o ano, a dupla não conseguiu vencer sequer uma única partida contra os americanos. Na volta ao Brasil, Thiago e Pedro Cunha continuavam sobrando no Circuito Brasileiro e garantiam o título por antecipação.

A essa altura, seria pensar num 2011 melhor ou sair à procura de novos parceiros, como fez as outras principais duplas de ponta do país?

Alison e Emanuel continuaram firmes, aprenderam com os erros e pacientemente esperaram o melhor entrosamento ser alcançado. E ele veio em maio desse ano, na etapa de Praga: 2x0 contra os americanos, que já somavam 40 jogos de invencibilidade, e o início do caminho dourado tão esperado.

Daí em diante, um divisor de águas separou os tantos "quase" dos constantes ouros que vieram pela frente.

E a conclusão que se pode ter é que os 100% de aproveitamento na temporada não vieram por acaso: em 2011, a única dupla brasileira que realmente seguiu um planejamento sobrou diante das demais. Paciência, planejamento, confiança em si, na parceria e em toda a equipe são alguns dos fatores que podem fazer uma diferença ainda maior em Londres, quando, por conta de todos esses bons resultados agora, a responsabilidade deve cair toda em cima dessa dupla.

Com o título antecipado, Alison se torna bicampeão brasileiro (em 2009 ele venceu a competição ao lado de Harley) e Emanuel chega ao seu oitavo (isso mesmo, oitavo!) título nacional. Quatro vezes ao lado de Ricardo, duas com Zé Marco e uma com Tande. E eu, confesso, já cheguei a achar que ele não tinha mais motivos e objetivos para seguir jogando. Ledo engano!

O pódio em Recife teve também Márcio e Benjamin em segundo lugar e Fred e Franco em terceiro. Franco completou 45 anos na última sexta-feira e se tornou o jogador de vôlei de praia mais velho em atividade no Circuito Banco do Brasil.

Juliana e Larissa quase lá
Se Alison e Emanuel já garantiram a "quíntupla" coroa com duas etapas de antecedência, Juliana e Larissa estão muito próximas de também chegarem ao feito.

Sem Maria Elisa, lesionada, fato que obrigou Talita a jogar alagoana Neide, o caminho ficou ainda mais fácil e ele pode chegar ao fim na penúltima etapa, que acontece em João Pessoa na próxima semana.

Ângela e Lili, campeãs do evento teste para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, foram vice e Maria Clara e Carol terminaram em 3º.

Sub-21
Pelo Circuito SUB-21 Banco do Brasil, os pódios foram:

Masculino:  título para Marcus/Guto, vice para JP/Vítor Pallis e 3ª colocação para Ramon/Anderson Melo.

Feminino: campeãs: Sandressa/Thais, vice: Haissa/Suellem e 3ª lugar para Rebecca/Carol Horta.

O Primeiro Set é TOP 100 no Prêmio Top Blog 2011. Com isso, passa a figurar entre os 100 melhores da categoria esporte do país. E até a terça-feira da próxima semana, dia 22, o Concurso segue com a 2ª fase do premiação, em que serão eleitos os 3 melhores blogs em cada categoria. Clique aqui e registre o seu voto. 
Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics