terça-feira, 25 de outubro de 2011

Três ouros em três disputas. Esse é o retrospecto do vôlei brasileiro no Pan de Guadalajara até o momento. Já havia postado sobre as duas medalhas anteriores, mas faltava comentar sobre esse último ouro, conquistado por uma dupla que venceu tudo o que disputou na temporada: Circuito Mundial, Copa do Mundo, Rei e Vice-Rei da Praia (esse é um torneio individual, mas como ambos os atletas chegaram à decisão, não vejo o porquê de não poder considerá-lo um título também) e agora Jogos Pan-Americanos.

Dupla assegura o 3º ouro do vôlei no Pan 2011. Foto: Divulgação
Uma dupla que, na confusão que tem sido as constantes mudanças de parcerias nos últimos dois anos, se mantém unida, focada e determinada a fazer junta uma boa participação olímpica em Londres 2012.

O ouro de Alison e Emanuel não foi conquistado de forma tão fácil como se imaginava, é verdade. Perder nas preliminares para os cubanos por 2x0 foi, certamente, uma das grandes "zebras" em Puerto Vallarta.

A sorte é que quem estava em quadra era um mega-campeão, lutando pelo bicampeonato pan-americano, acompanhando de um grandalhão de 2,02m, que corria atrás de sua primeira medalha de ouro como representante do seu país. E aí, perder para os cubanos foi apenas um tropeço para dar um gás ainda maior na reta final da competição.

Para Emanuel, o título apenas aumenta um dos mais incríveis currículos do esporte. Chamá-lo de "Pelé do vôlei de praia", como fez o UOL após a conquista, não é nem um pouco exagerado diante das centenas de títulos conquistados nos quase 20 anos de carreira.

Para Alison, a dupla com o parceiro tão vitorioso talvez tenha sido uma das maiores bençãos de sua carreira. Aquele mamute que berra, grita e que solta toda a sua brutal energia em quadra, a ponto de se desconcentrar algumas vezes, vai encontrando o ponto de equilíbrio de tamanha vontade com o tranquilo companheiro.

E ter um parceiro como Emanuel tem feito Alison adquirir uma maturidade cada vez mais campeã: admitir que estava nervoso em sua primeira semifinal pan-americana e transferir o mérito da vitória para o companheiro bem mais experiente é apenas um dos exemplos da importância dessa parceria para o garato que há quatro anos atrás, quando Emanuel vencia o Pan do Rio, ao lado Ricardo, ele sequer havia conquistado um título expressivo.

Em nível de importância, para quem faturou Circuito Mundial e Copa do Mundo, jogando contra duplas bem mais fortes do que as presentes no Pan, o ouro no México não foi o mais siginificativo do ano.

Mas serviu para dar ainda mais confiança para a melhor dupla brasileira da atualidade e mostrar que Londres é logo ali.

Na luta pelo quarto ouro, na quarta disputa do vôlei brasileiro no Pan de Guadalajara, a seleção masculina indoor começou bem: vitória por 3x0 sobre os canadenses. A programação completa das datas e horários das partidas, você confere aqui.

O Primeiro Set é TOP 100 no Prêmio Top Blog 2011. Através do voto de cada um de vocês, o blog passa a figurar entre os 100 melhores da categoria esporte do país. O agradecimento virá num post especial, que, devido ao corre corre, ainda não pode ser feito! Para quem quiser dar uma força na 2ª fase do Concurso, que elegerá os 3 melhores de cada categoria, o link para votação é esse. Obrigada a todos, de coração!

Comentários
0 Comentários
Real Time Web Analytics