domingo, 18 de julho de 2010

Ela é brasileira, nascida em Manaus, mas desde 2007, ao lado da parceira Cris, disputa as competições internacionais defendendo a Geórgia. Hoje o Pio Esportivo entrevista a jogadora de vôlei de praia Andrezza de Paula, para os brasileiros, ou Rtvelo, para os georgianos.  

A atleta que esteve presente na Olimpíada de Pequim 2008, ficando na 17ª colocação,  é campeã das etapas do Pará, de Roraima e do Mato Grosso do Circuito Estadual Banco do Brasil 2009, campeã da etapa Challenger Juiz de Fora do Circuito Banco do Brasil 2006, octacampeã amazonense de vôlei de praia, 4ª
colocada na etapa da Alemanha do Circuito Mundial 2008 e por aí vai.

Entre uma etapa e outra do Circuito Mundial, Andrezza arrumou um tempinho para falar um pouco mais sobre sua carreira e sobre algumas curiosidades de sua vida fora das areias.Confiram:

Pio Esportivo: Tudo começou no indoor, ou vôlei de quadra, quando você tinha seus 15 anos.  Como foi esse início de carreira? Qual era a sua posição?
Andrezza: Comecei como levantadora no Clube São Sebastião, em Manaus. Minha irmã Andréa já jogava desde os 9 anos pelo Rio Negro, também da cidade. Fui incentivada por ela e passamos a ser adversárias em quadra. Na época, era tudo por brincadeira, mas o amor pelo esporte cresceu e ficou sério.  


Pio Esportivo: Após alguns anos sendo adversárias, em 2000, você  e Andréa deixaram a rivalidade de lado e formaram uma dupla na praia. Como foram todas essas mudanças: trocar a quadra pela areia e ter a irmã agora como parceira?
Andrezza: Foi um grande passo principalmente porque Manaus nunca tinha tido uma dupla feminina atuando no vôlei de praia em cenário nacional. E ter a minha irmã como parceira foi maravilhoso, assim meus pais poderiam torcer pelas duas sempre. Risos. Mesmo sendo uma rivalidade sadia, confesso que nunca fiquei à vontade em jogar contra ela. Ganhando ou perdendo eu não me sentia bem. 

Pio Esportivo: Como surgiu essa oportunidade de atuar pela Geórgia?
Andrezza: Tudo aconteceu em 2007, quando a Cris foi visitar o Harley, seu marido, em uma etapa do Circuito Mundial. Lá surgiu o convite e ela pensou em mim para formamos uma dupla com condições de tentar a vaga olímpica. Aceitei na hora porque sabia que aquela era uma ótima oportunidade para mim também.

Pio Esportivo: Você sofre críticas por jogar por outro país? Como lida com elas?
Andrezza: Sempre! Mas, levamos numa boa porque as pessoas que criticam não conhecem a realidade do esporte brasileiro. Poucos atletas conseguem viver do esporte ou ter um patrocínio decente. Nossa ajuda atual é somente do governo georgiano. Então, quando surge uma oportunidade como essa é difícil ser recusada.

Pio Esportivo: E por que o nome Rtvelo?
Andrezza: Sakartvelo em georgiano significa Geórgia. Então, o presidente da federação separou e deu o nome Saka para Cris e Rtvello para mim.

Pio Esportivo: Como é ser uma cidadã  georgiana? Quais as principais semelhanças entre o Brasil e a Geórgia?
Andrezza: Eu gosto muito de ser uma georgiana também. Acho que a grande semelhança são as pessoas, o povo de lá é como o brasileiro: muito guerreiro e não desiste nunca. Após a participação em Pequim, viajamos para lá e fomos muito bem recebidas pela população. Naquela época, o país estava em guerra com a Rússia e, por coincidência, houve um confronto entre nós e as russas Natalia Uryadova e Alexandra Shiryaeva.Vencemos o jogo, nos mantemos na competição, as russas foram eliminadas e  por causa disso, o carinho foi enorme conosco.

Pio Esportivo: Outro confronto de vocês nas Olimpíadas foi contra as brasileiras Larissa e Ana Paula. Como foi esse jogo? Deu para ficar com o coração dividido ao ver as cores do Brasil no outro lado da quadra?
Andrezza: A olimpíada é um sonho de qualquer atleta de alto nível e foi a maior disputa da minha vida. Amo o Brasil, mas agarramos a chance que tivemos de ir  pela Geórgia e, naquele momento, o nosso coração defendia o vermelho e branco do país que nos ofereceu aquela oportunidade única.


Pio Esportivo: Você, desde 2005, é  casada com o jogador Bruno de Paula. E, devido às viagens para o Circuito Mundial, vocês ficavam muitos meses longe um do outro, já que ele disputava essa competição menos vezes que você. E agora, com essa nova parceria Bruno de Paula e Fábio Luís, como vai ser poder passar mais tempo juntos?
Andrezza: Vai ser maravilhoso! Eu sempre acreditei que um dia poderíamos viajar juntos para o Circuito Mundial porque acredito muito no potencial do Bruno. Além disso, é muito triste ficar longe de quem amamos.

Pio Esportivo: Como é viajar o mundo todo disputando o Circuito Mundial? Qual a sensação em conhecer vários lugares e culturas?  Tem algum lugar que ainda sonha em conhecer?
Andrezza: O voleibol me proporcionou muitas coisas e com certeza uma delas são essas viagens pelo mundo trabalhando com o que eu amo. Sonho ainda em conhecer a Grécia.

Pio Esportivo: Você tem duas faculdades, é formada em Educação Física e Ciências Contábeis. Por que duas áreas tão distintas e como arrumava tempo para estudar e treinar? 
Andrezza: Eu terminei o segundo grau muito cedo e ainda jogava indoor. Era até fácil conciliar estudos com treinamentos porque os treinos eram à noite e eu estudava durante o dia. Eu tinha paixão pelo vôlei e, por isso, fiz Educação Física. Mas, tinha um lado meu que adorava números e, por isso, também me formei em Ciências Contábeis.

Pio Esportivo: Há algum outro esporte, além do vôlei de praia, que você gosta?
Andrezza: Gosto muito de ginástica artística, mas nunca tive o corpo muito flexível. Risos. Mas, adoro as competições!


Saque curto:

Idade: 31 anos
Altura:1,70m                                                                                 
Programa de TV: Discovery
O que gosta de fazer nas horas vagas: ir ao cinema
Livro: a Bíblia
Filme: A cor púrpura
Primeiro título: Com a minha irmã, em São Luís
Uma brincadeira de criança: esconde-esconde
Comida preferida: japonesa
Qualidade: ser uma boa ouvinte
Defeito: ser estressada
Time de futebol: Flamengo
Um sonho: ter muitos momentos felizes 
Comentários
6 Comentários
Real Time Web Analytics